terça-feira, 6 de maio de 2008

Arqueologia Industrial

Tive ontem a oportunidade de visitar uma antiga fábrica de papel.
Deixou de laborar há cerca de 15 anos.
Esta e outras unidades fabris do género são ícones de uma era. Esta fábrica é muito antiga, um dos seus módulos ainda é do tempo em que a força motriz se ia buscar directamente à força das águas do rio que passa ao lado, bem antes da disponibilidade da energia eléctrica.
Estas unidades industriais tornaram-se obsoletas e por toda a velha Europa foram abandonadas. Nos países mais afortunados, foram substituídas por unidades mais modernas, mais eficientes e menos poluentes. Em Portugal foram substituídas por... desculpem mas não me lembro bem e tenho medo de dizer asneiras.
A cada dinossauro destes que morre, é mais gente que foge (neste caso do interior) e matéria-prima que se importa.
É este o nosso país, onde pouco se produz mas muito se consome.
Haja sol e praias.




Bem-haja Lina











2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Luís, podias utilizar o termo sem qualquer problema. O meu termo é :montes de merda deixados ao abandono por merdosos que fazem parte de autarquias, governos civis, estado e particulares.
Existem, raras são, autarquias que conseguem restaurar e transformar esses edifícios industriais em museus que depois servem para crianças e adultos visitar e aprender acerca dos ofícios ditos do antigamente. Mas essas autarquias tiveram, em tempos, algumas pessoas à sua frente com alguma sensibilidade cultural.
Hoje vemos edifícios históricos ao abandono, a serem demolidos para dar lugar a prédios que dão muitos lucros a quem os constói e a quem autoriza as suas construções.
O passado, são como as ruínas romanas, descobrem-se e não se sabe bem a sua utilidade porque foram abandonadas, ou destruídas.
Daqui a vinte anos as crianças nem sequer irão saber o que foram e para que serviram esses edifícios. É como o passado histórico do país:tudo está estabelecido para que seja ignorado e esquecido.
Enfim...

Nuno Reis Gonçalves disse...

Boas Bxl!
O meu nome e' Nuno e encontrei este teu blog atraves do fiuza999. Eu sou do Fundao mas actualmente vivo em Dublin, Irlanda. Tenho como paixao a fotografia e dentro desta, fotografar edificios e fabricas abandonada. Gostaria que me desses a localizacao desta antiga fabrica pois fiquei com muitas ganas de a visitar.
Agradeco desde ja a tua atencao.
Um grande abraco.
Nuno Reis Goncalves

ps: ja agora da uma olhadela no meu blog, www.nunoreisgoncalves.blogspot.com